Backup: Se você tem um, não tem nenhum

O Jargão é repetido frequentemente nos núcleos de T.I. e dentre os entusiastas de tecnologia e talvez não seja levado a sério. Mas como agir se, aquele seu HD externo de 2TB cuidadosamente guardado no seu guarda roupa não é a solução mais segura? A Técnica de backup 3-2-1  e as soluções em nuvem podem ser aliados decisivos na proteção dos seus dados. Acompanhe conosco!Rule3-2-1

Dados são patrimônio

Embora não recebam plaquinhas com o logotipo da empresa e um número de série, nunca antes os dados que uma corporação produz foram tão importantes e determinantes para o seu sucesso. Não é para surpreender que várias empresas de estruturação de dados (entenda mais sobre o termo) e BigData tem o seu produto/serviço voltado para este ativo.

Proteja seus dados

Além do controle e interpretação dos dados, a sua salvaguarda e proteção é de vital importância para a saúde de uma empresa. Mais do que controle de acessos, criptografia de dados que devem ser mantidos em sigilo e um eficiente firewall (medidas preventivas) o backup é importante recurso remediativo, uma vez que todos estamos sujeitos a imprevistos.

Uma segurança lógica

Dentre as diversas alternativas de backup, uma combinação de recursos é uma melhor alternativa para a segurança dos seus dados. Além dos Backups em fita, cada vez mais automatizados, soluções em nuvem vem se tornando uma alternativa viável sobretudo para pequenas e médias empresas que não possuem uma  infraestrutura para implementar de grandes instalações de hardware. Porém estas mesmas empresas, geralmente não dispõe de uma conexão com a internet tão rápida com com a largura de banda suficiente para, na pior das hipóteses, fazer toda uma recuperação de dados em pouco tempo.

321

Daí a alternativa popularizada pelo fotógrafo Peter Krogh, que estabelece uma regra efetivamente simples onde você deve:

Ter no mínimo 3 cópias dos seus dados

Armazenar em 2 mídias diferentes

Manter uma cópia armazenada fora do dispositivo das outras

Talvez uma solução assim tivesse impedido o desastre que ocorreu com Marcos Marsala ao erroneamente digitar um comando em uma manutenção que apagou TODOS os dados de sua empresa e de seus clientes (tudo estava armazenado na mesma infraestrutura).

A vantagem da técnica 3-2-1 é matematicamente provável:

Quando você tem o seu backup no mesmo tipo de dispositivo que os seus dados originais e a chance de falha seja, por exemplo 1/100, como eles compartilham da mesma probabilidade de valha você terá uma chance em cada dez mil de que ocorra uma falha no seu sistema.

Ao adicionar uma outra imagem dos dados em uma mídia/serviço que não compartilha das mesmas vulnerabilidades dos seus dados originais mas que também tem 1 chance em 100 de ter falha a expectativa diminui para mínimos 1 em um milhão.

Pareamento em tempo real

Além das técnicas de backup, hoje já se tornam cada vez mais comuns, principalmente para quem trabalha com serviços em nuvem, servidores remotos em locais diferentes do mundo onde, caso ocorra a falha em algum, automaticamente o segundo assume o controle das operações em frações de segundos sem interromper o fluxo de trabalho.

A Fale Olá tem essa preocupação com as suas telecomunicações, mantendo a estrutura sincronizada com alta segurança de dados hospedada nos EUA de forma que suas ligações não sejam interrompidas. Além disso disponibilizamos todas as gravações de ligações em um módulo físico separado de posse de nossos clientes, onde ele poderá fazer o backup que melhor lhe aprouver.

Não fique de fora, traga mais qualidade, economia e segurança para suas telecomunicações!
By João Victor

João Victor é Analista de N.O.C. na FaleOlá, Designer, e aficionado por projetos e soluções

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *