Internet das coisas ou das pessoas?

Fórum Internacional de Software Livre - FISL 16, Eugênio Hansen, OFS
Fórum Internacional de Software Livre – FISL 16, Eugênio Hansen, OFS CC 3.0
Esta semana acontece a décima sétima edição do fórum internacional de software livre (FISL) que realiza importante missão de trazer debates sobre os próximos passos da tecnologia livre, bem como suas implicações econômicas e sociais. A Fale Olá não poderia deixar de trazer informações sobre o evento. Acompanhe com a gente!

Internet das coisas e para as pessoas

O Mundo lógico e virtual construído a partir da popularização dos computadores pessoais (PC’s na sigla inglesa), se torna cada vez mais presente e abrangente na nossa realidade e no nosso repertório, trazendo novos vocabulários, formas de interação e comportamentos.

O termo software entra nesse rol e, consequentemente, carrega uma série de debates sobre estes novos contextos. Este ano o evento internacional traz uma questão tão necessária quanto importante “Internet das coisas ou das pessoas?” que embora curta, traz uma grande diversidade de considerações, abordagem e aplicações.

Na internet das coisas (acompanhada de perto aqui pela colunaTEC) vemos o impacto e as inúmeras soluções que dispositivos autômatos, sensores, inteligência artificial e tecnologias vestíveis podem trazer para a sociedade. Mas, segundo o coordenador geral do Fisl Sady Jacques pelo portal ebc, é necessário o questionamento se toda essa preocupação e uso de esforços de soluções estão voltados para pessoas e não para objetos tecnológicos.

“A gente faz essa provocação porque a Internet das Coisas que ganha grandes dimensões precisa resolver questões que interessem às pessoas. Por exemplo, como fica o movimento de inclusão digital nesse sentido? Para quem será, afinal, a internet das coisas?”

Discussões do evento

Questões de gênero no ambiente de TI, alternativas limpas ao combustível veicular, plataforma arduino e as múltiplas oportunidades de contribuição ao movimento de software livre compõe algumas das áreas de debate do evento que iniciou nesta quarta (dia 13) e vai até dia 16 de julho.

Dentre outros destaques no campo da tecnologia e do software livre o evento conta com Aurélio Marinho Jargas (Brasil) especialista em Linux e programador de software livre a mais de 10 anos e o CEO da OW2, multinacional com filiais nos 4 continentes, Cédric Thomas (França)  e 25 anos de experiência em marketing estratégico e sistemas integrados.

Para saber mais sobre o evento acesse aqui a página oficial, e para soluções personalizadas de tecnologia para as telecomunicações da sua empresa com o desenvolvimento por especialistas qualificados, procure a Fale Olá.

 

By João Victor

 

João Victor é Analista de N.O.C na Fale Olá, Designer e aficionado por projetos e soluções

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *