Cenário digital: O “País das maravilhas” para o seu negócio?

O mercado é global, o cliente está a dois cliques de distância e o concorrente no link logo ao lado. Se atentar à realidade digital nunca foi tão urgente. Confira na ColunaTEC desta semana.

Sem caminho para seguir

Alice no País das Maravilhas 1951 - Cena em que Alice fica sem um caminho a seguir...
Alice no País das Maravilhas 1951 – “Não há caminho a seguir”.

A evolução digital deixou de ser uma preconização e já é uma realidade, e isso tem perturbado o sono de CIOS. As grandes mudanças necessárias sem a disposição de altos orçamentos, e condições econômicas instáveis (sobretudo no Brasil), trazem uma situação onde estes líderes de negócio tem sua capacidade colocada à prova. Não existe receita de bolo, ou mesmo um “caminho determinado”.

Mas se por um lado o ambiente virtual torna-se um vasto campo inexplorado, também se torna uma grande fonte de novas soluções. Líderes e profissionais de empresas tem que desenvolver esse olhar para o meio digital, pois esse ambiente intangível (diferentemente dos modelos econômicos e industriais anteriores que circulavam entorno de ferramentas, mão de obra e matéria prima) é mais sutil ainda que o de serviços. O valor da empresa passa a estar relacionado a sua forma de atendimento, a canais exclusivos de ação, a sua atuação social e ao valor de sua marca, dentre outros…

É tarde, é tarde, é tarde…

 

By John Tenniel - Alice in Wonderland, Public Domain, http://migre.me/u7CEl
By John Tenniel – Alice in Wonderland, Pub. Dom., http://migre.me/u7CEl

O tempo urge. Mais do que baixo custo em extração de recursos ou na transformação dos mesmos, agora a geração de valor está relacionada à inteligência e a criatividade na exploração e no uso de ativos de informação. E já que o mercado é global, caso não nos reinventemos os concorrentes estrangeiros não vão esperar até um reerguimento econômico nacional para explorar um novo público consumidor no nosso país.

Menos barreiras de concorrência, mais acirrada é a disputa e novas posições competitivas devem ser criadas. Conforme afirma o vice-presidente de pesquisas da Gartner Cassio Dreyfuss.

A importância de estar acessível

Além de novas áreas de atuação e de um olhar que abranja os canais digitais, a importância de se estar acessível ao seu cliente nunca foi tão imprescindível. Um acompanhamento pós-venda de forma a transformar um consumidor em um verdadeiro cliente se faz mais do que necessário. A substituição cada vez mais intensa de produtos por serviços, exige que o acompanhamento da realidade do cliente seja uma preocupação das empresas.

Global Conections

A Fale Olá, atua exatamente nessa área vital, proporcionando soluções de telecomunicações que reduzem drasticamente os custos de telefonia, ampliando a performance e o controle sobre ligações, com monitoramento intensivo e redundância para garantir o fornecimento ininterrupto do serviço. Saiba mais!

 

By João Victor

João Victor é Analista de N.O.C. na FaleOlá, Designer, e aficionado por projetos e soluções

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *