Inteligência Artificial ainda não supera Profissionais

De acordo com um novo estudo da escola de Medicina de Harvard veiculado pela Exame, os programas de inteligência artificial ainda ficam atrás dos humanos quando o assunto é a capacidade de diagnóstico de doenças. O Ideal para tecnologia, ainda é o complemento das habilidades humanas, conforme você pode acompanhar na ColunaTEC de hoje:estetoscópio digital

A Febre do auto diagnóstico

App de Saúde a partir do windows 8
App de Saúde disponível a partir do windows 8

Cada vez mais surgem sites e aplicativos para auxiliar as pessoas no acompanhamento do seu funcionamento fisiológico, em funções que vão desde sugestões para a queima de calorias durante a realização de atividades físicas até o monitoramento do sono.

A partir daí, cada vez mais cresce a segurança da população em geral de diagnosticar a própria saúde, e com isso, tomar atitudes como auto medicação ou se submeter a dietas e tratamentos sem o acompanhamento de um especialista médico. Fóruns e grupos em redes sociais com temas de saúde em comum também auxiliam esta prática.

Ainda é melhor consultar o Doutor…

Divulgada na revista “Archives of Ineternal Medicine”, a pesquisa realizada por universidades dos EUA mostram que os profissionais tem um diagnóstico correto em mais que o dobro do que 23 aplicativos usados para revisões de saúde.

Esse resultado se deu após a entrevista com 234 médicos na avaliação de 45 casos clínicos em diferentes condições e graus de severidade. A partir daí o médico deveria identificar o diagnóstico mais provável mais dois outros diagnósticos possíveis.

O acerto já no primeiro diagnóstico esteve correto em 72% das ocasiões, enquanto nas plataformas digitais apenas 34% acertaram de primeira. O desempenho se mostrou particularmente mais diferente no caso das situais mais severas e menos comuns.

Um Turbo de tecnologia

O estudo porém aponta que há erro médico em cerca de 15% dos casos, e a inclusão de algoritmos digitais na tomada de decisão podem ajudar a diminuir os erros de diagnóstico.

Um caso muito semelhante ao clínico é o de atendimento. Embora cada vez mais se utilizem assistentes virtuais e callcenters eletrônicos, a finalização de muitos casos ainda é mais efetiva quando existem alguém do outro lado para atender.

A solução de Gestão Global da Fale Olá traz justamente esta melhoria, pois ela traz informação sobre as ligações e melhora a qualidade e a gestão das chamadas deixando a comunicação com o seu cliente disponível, segura e eficaz. Acesse o nosso site e descubra mais vantagens!

By João Victor

 

João Victor é Analista de N.O.C. na FaleOlá, Designer, e aficionado por projetos e soluções

 

Privacidade X Confiabilidade por qual segurança optar?

Em períodos de escândalos envolvendo o roubo de dados de usuários de serviços até então considerados confiáveis (como o aconteceu com a Yahoo!), ficamos cada vez mais desconfiados quanto à disponibilização de nossas informações pessoais na web, mas a medida que surgem novos serviços e situações exclusivamente digitais, muitas vezes o envio destes dados são uma condição obrigatória. A partir daí, surgem recursos para “garantir a sua privacidade” ou mesmo te “proteger contra espionagem”, mas esses recursos podem trazer prejuízos bem maiores, confira na ColunaTEC de hoje.

li e concordo

Tudo começa com uma representação virtual

Que atire a primeira pedra quem não tem perfil em nenhuma rede social ou comunicador instantâneo. Mais do que cuidar da nossa identidade pessoal, os indivíduos que não administram suas versões virtuais estão defasados com a geração atual e cada vez mais fora do mercado de trabalho.

E dados não faltam para comprovar essa condição, em abril deste ano, por exemplo, o Facebook anunciou o seu recorde de 1 bilhão de acessos simultâneos. Para os mais avançados inclusive, muitas vezes tem diversos perfis, ou até mesmo a construção de perfis para alter egos diversos “fakes”.

A concessão de dados

Ao aceitarmos  os “termos de contrato” destes serviços, a nova etapa que fazemos muitas vezes instintivamente clicando em “aceito” no final da página de cadastro é a informação de dados pessoais. Medidas que são necessárias para individualizar os acessos e garantir que o(a) verdadeiro(a) dono(a) daquele perfil seja quem o utilizará. Estas informações podem ir desde o nome completo, endereço de email e uma senha até o número de documentos e de telefone com confirmações via mensagem ou mesmo registro biométrico (como é utilizado nos altos padrões de segurança de acesso no BOX da Fale Olá).

Privacidade ilusória

Tentativa de interceptaçãoPorém alguns usuários, incomodados com esta exposição, mesmo que com sérias políticas de privacidade tentam “enganar o sistema” ou impedir acompanhamentos através de recursos ou scripts, como as que foram desenvolvidas para impedir alguns acessos obrigatórios do Windows 10 (que não podem ser mais desabilitadas pelo usuário, como era feito em edições anteriores).

Este tipo de prática entretanto, pode causar diversos tipos de problemas, pois o não acompanhamento do seu serviço por parte do fabricante pode impedir as atualizações e aprimoramentos do sistema, correção de falhas e evoluções naturais das plataformas. O que, ironicamente, te deixa mais vulnerável justamente para roubo de informações, dentre outros danos.

O melhor a fazer é, justamente buscar empresas sérias e confiáveis para os seus serviços online, com políticas de privacidade e segurança de dados claras. Permitindo o acompanhamento pelos provedores das utilização constante. Na Fale Olá contamos com um Núclo Operacional de Controle (NOC), capacitado e pronto para monitorar ininterruptamente a prestação dos nossos serviços, garantindo a confiabilidade e registro dos acessos e a privacidade dos dados já analisados anteriormente aqui na ColunaTEC. Para mais informações entre em contato conosco.

By João Victor

 

João Victor é Analista de N.O.C. na FaleOlá, Designer, e aficionado por projetos e soluções