Entrando na onda da Tecnologia disruptiva

Todos nós sabemos que a tecnologia vem sendo utilizada como meio para que grandes empresas consigam reduzir seus orçamentos e desenvolverem verdadeiras revoluções em seus negócios com pequenos investimentos. Dentre as instituições na vanguarda dos processos de modernização, assim como nos estabelecimentos educacionais (como os vistos na matéria anterior), temos os bancos. Além do sistema de blockchain (já analisado aqui anteriormente) abordaremos sobre inovações na parte com mais contato com o cliente e novos paradigmas nessa nova geração.

“Uberização” dos bancos: FintechDigital_bank

O termo é recente, mas a sua tentativa de implementação já vem a algum tempo, tentando solucionar a evasão do público mais jovem e acostumado com tecnologias e ações instantâneas, das práticas financeiras mais burocráticas e tradicionais. As fintech’s surgem trazendo uma revisão no formato de negócios e serviços para a era digital. O seu grande diferencial sãos as chamadas “inovações disruptivas”, que basicamente podem ser entendidas como novos processos ou tecnologias com um custo menor, mas que sejam muito mais acessíveis para clientes (tanto em quesitos de preços, quanto de técnica/disponibilidade).

empresas_inovadorasA grande vantagem do emprego dessas tecnologias disruptivas é que podem ser feitas com pouco ou nenhum investimento em ativo físico, como no caso do Uber, dono de uma plataforma que gerencia diversos meios de locomoção, mas não possui nenhuma frota de veículos, Whatsapp e Netflix também compartilham de funcionamentos semelhantes, seu produto é a plataforma, a disponibilidade de um serviço onde, muitas vezes a estrutura para ela ser proporcionada o cliente já tem.

Segundo o especialista Sigmar Frota da VERT, empresa integradora de soluções de tecnologia da Informação e Comunicação, até mesmo as Global Conectionsgrandes empresas devem aprender com o funcionamento de inovação das startups que não dependem de um ideal de 100% perfeito e 100% completo (comum em muitas instituições financeiras). Mas manter o foco na agilidade e disponibilidade do serviço que na cultura de Lean recebe o nome de MVP (Minimun Viable Product) ou produtos minimamente viáveis, que tem o seu desenvolvimento e aperfeiçoamento a partir da aceitação e feedbacks do seu público alvo.

A Fale Olá pode auxiliar muito neste processo de inovação, transformando a gestão das telecomunicações de sua empresa, o que pode alavancar áreas como Callcenter (ativo e receptivo), SAC e cobrança, reduzindo drasticamente os custos com ligações e aumentando a performance e qualidade das chamadas. Saiba como.

By João Victor

 

João Victor é Analista de N.O.C. na FaleOlá, Designer, e aficionado por projetos e soluções

Cenário digital: O “País das maravilhas” para o seu negócio?

O mercado é global, o cliente está a dois cliques de distância e o concorrente no link logo ao lado. Se atentar à realidade digital nunca foi tão urgente. Confira na ColunaTEC desta semana.

Sem caminho para seguir

Alice no País das Maravilhas 1951 - Cena em que Alice fica sem um caminho a seguir...
Alice no País das Maravilhas 1951 – “Não há caminho a seguir”.

A evolução digital deixou de ser uma preconização e já é uma realidade, e isso tem perturbado o sono de CIOS. As grandes mudanças necessárias sem a disposição de altos orçamentos, e condições econômicas instáveis (sobretudo no Brasil), trazem uma situação onde estes líderes de negócio tem sua capacidade colocada à prova. Não existe receita de bolo, ou mesmo um “caminho determinado”.

Mas se por um lado o ambiente virtual torna-se um vasto campo inexplorado, também se torna uma grande fonte de novas soluções. Líderes e profissionais de empresas tem que desenvolver esse olhar para o meio digital, pois esse ambiente intangível (diferentemente dos modelos econômicos e industriais anteriores que circulavam entorno de ferramentas, mão de obra e matéria prima) é mais sutil ainda que o de serviços. O valor da empresa passa a estar relacionado a sua forma de atendimento, a canais exclusivos de ação, a sua atuação social e ao valor de sua marca, dentre outros…

É tarde, é tarde, é tarde…

 

By John Tenniel - Alice in Wonderland, Public Domain, http://migre.me/u7CEl
By John Tenniel – Alice in Wonderland, Pub. Dom., http://migre.me/u7CEl

O tempo urge. Mais do que baixo custo em extração de recursos ou na transformação dos mesmos, agora a geração de valor está relacionada à inteligência e a criatividade na exploração e no uso de ativos de informação. E já que o mercado é global, caso não nos reinventemos os concorrentes estrangeiros não vão esperar até um reerguimento econômico nacional para explorar um novo público consumidor no nosso país.

Menos barreiras de concorrência, mais acirrada é a disputa e novas posições competitivas devem ser criadas. Conforme afirma o vice-presidente de pesquisas da Gartner Cassio Dreyfuss.

A importância de estar acessível

Além de novas áreas de atuação e de um olhar que abranja os canais digitais, a importância de se estar acessível ao seu cliente nunca foi tão imprescindível. Um acompanhamento pós-venda de forma a transformar um consumidor em um verdadeiro cliente se faz mais do que necessário. A substituição cada vez mais intensa de produtos por serviços, exige que o acompanhamento da realidade do cliente seja uma preocupação das empresas.

Global Conections

A Fale Olá, atua exatamente nessa área vital, proporcionando soluções de telecomunicações que reduzem drasticamente os custos de telefonia, ampliando a performance e o controle sobre ligações, com monitoramento intensivo e redundância para garantir o fornecimento ininterrupto do serviço. Saiba mais!

 

By João Victor

João Victor é Analista de N.O.C. na FaleOlá, Designer, e aficionado por projetos e soluções

O Fôlego da sua empresa nas soluções de TI

falta de fôlego

Mas muitos empresários ainda relutam em utilizar recursos de tecnologia para reduzir custos. E não sou só eu que afirmo isso, confira a ColunaTEC de hoje:

Diminuição no quadro de funcionários, corte de benefícios, substituição por insumos mais baratos, entre outros. Essas são medidas que estão no vocabulário da maioria das empresas do país e do mundo. Agravadas pela condição econômica e instabilidade política nacional, empresários, CEO’s, dentre outros gestores estão perdendo o sono, vendo-se cercados pela necessidade de cortes de despesas que já estão operando com o mínimo, a saída tomada, muitas vezes fica atrelada a uma diminuição de performance, medida que pode ser justamente o empecilho para uma futura recuperação do negócio.

Segundo Alex Atzberger, CEO da Ariba, uma empresa administrada pela SAP voltada para soluções em otimização e redução de custos na gestão de grandes e médias empresas, em entrevista ao Canaltech comenta o vasto campo de oportunidades de sua empresa para o Brasil, que vem se tornando, aos poucos, foco das ações da Ariba.

Conexões de rede em Datacenter

Outras Gestoras de ERP’s e CRM’s para empresa se deparam com o mesmo problema, o que sugere a demora das empresas do país em adotar soluções de TI para reduzir custos. O assunto é de tal importância que o próprio sindicato das empresas de informática do Rio de janeiro reproduziu em seu portal, a matéria de Ana Paula Lobo sobre a necessidade de repaginação da TI no Brasil. Segundo ela, a área comercial vem cada vez mais próxima da área de tecnologia da empresa e precisando de informações cada vez mais “à mão”.
A Fale Olá vem atuar justamente nesta área de grande diferencial agregando mais tecnologia à ferramenta fundamental para a saúde comercial da empresa: As telecomunicações. É preciso garantir que o seu cliente tenha ampla possibilidade de encontrar e de se comunicar com a sua empresa, com o seu negócio. As estratégias de tecnologia devem contar com os melhores serviços disponíveis no mercado, porém com a menor despesa possível.

A palavra chave desse arcabouço pode ser resumida em: Convergência. Acesse o nosso site, e descubra mais informações de como podemos trazer soluções para você!

By João Victor
João Victor
é Analista de  N.O.C. na FaleOlá, Designer, e aficionado por projetos e soluções