Evolução tecnológica nos dias de hoje está essencialmente relacionada a responsabilidade ambiental. Mais do que a reciclagem de papel, a reutilização de componentes, o uso de recursos renováveis e a economia de energia devem estar na pauta das decisões das empresas não só do futuro, mas já de agora, como você pode acompanhar na ColunaTEC de hoje.
Mudança Climática
A elevação da temperatura do planeta, derretimento das calotas polares e, consequentemente, a

subida do nível do mar que ameaça as regiões portuárias do mundo todo, já não são apenas especulações ou teorias mas sim, fatos que exigem atenção e medidas para sua solução.
De forma mais radical, em matéria da EXAME, Eric Roston analisa a opinião do recente e provocativo livro de Travis Rieder que é professor de filosofia moral e especialista em bioética, o autor aponta que a solução para os problemas climáticos que sociedade evita falar sobre, é que será necessário a redução de indivíduos nas próximas gerações, ou seja, uma forma de contribuir com o futuro da humanidade é não ter filhos.
Ações Tangíveis
Porém, além de medidas extremas japonesas de controle de natalidade para o mundo, pequenas ações em conjunto podem levar a grandes resultados. Cada vez mais, tecnologias chamadas “verdes”, ou seja, voltadas para preservação ambiental ou que pelo menos que a consideram, se tornam acessíveis ao consumo e implementação.
Os 3 R’s da sustentabilidade sintetizam muito, etapas que podem gerar economia de recursos que colocam as empresas como amigas do meio ambiente:
Reduzir, Reutilizar e Reciclar
Nesta ordem, conforme pode ser visto em páginas específicas sobre o assunto estas três palavras sintetizam uma série de ações e posturas que podem diminuir o impacto e, o melhor de tudo: custos. A Apple revelou, por exemplo, o seu robô que separa as partes das sucatas de seus smartphones:
Uma boa ideia para você tornar o seu negócio mais “verde” é procurar especialistas, ou fazer essas exigências aos seus fornecedores, perguntando quais medidas eles tomam sobre o assunto.
Nos projetos técnicos da Fale Olá por exemplo, é analisada toda a estrutura que o cliente possui, buscando fazer o maior aproveitamento possível desde ramais, até estrutura de refrigeração dos servidores, que, caso não possua, o box conta com seu próprio sistema de refrigeração interna com termostato.
Várias empresas já apontam medidas para um futuro mais sustentável, e a tecnologia é um valioso recurso para atingir estes objetivos.
João Victor é Analista de N.O.C. na FaleOlá, Designer, e aficionado por projetos e soluções